Repertório

“Canção Erudita Brasileira” - Ciclo “Canções de Amor de Cláudio Santoro”


Tati Helene a mais de 10 anos se dedica ao estudo e à divulgação da canção brasileira tendo participado de outros dois duos, Duo Myosotis (canto e violão) e Duo Veredas (canto e piano) apresentado um repertório muito vasto e com canções inéditas em diversas cidades de São Paulo e também em duas turnês pelo Uruguay tendo seu ponto culminante em 2007 quando ministrou masterclass na Universitad de la República Uruguay em sua sede norte na cidade de Salto e realizou recitais no Teatro Solis de Montevideu.
Toda essa pesquisa não poderia ficar de fora do reperório do HePhi Duo, que escolheu nas Canções de Amor de Cláudio Santoro sua primeira janela para abordar a intensidade dramática na música erudita brasileira.
Falar das raízes e das mensagens subliminares da música brasileira é, antes de tudo, e sem ufanismo, trabalhar a representatividade da cultura do país, propiciando às gerações de hoje e futuras, o encontro e a conquista de sua identidade, como fator de coesão e resistência.
     Cláudio Santoro, com sua alma inovadora, incorporou no seu repertório as novas possibilidades da música eletrônica. Incansável estudioso e competente professor, foi laureado várias vezes, entre elas pelo Berkshire Music Center de Boston, com a apresentação da “Sinfonia nº3”.
No final dos anos 50 Santoro gozava de muito prestígio no leste europeu, onde regia diversas orquestras, recebeu prêmios e várias das suas obras foram editadas e gravadas. Quando fazia uma turnê por Moscou e Leningrado se apaixonou pela tradutora russa que o acompanhava, e para ela compôs cinco prelúdios, chamados de “Tes Yeux” (teus olhos) com a dedicatória “pour Lia”. Seu casamento então com Maria Carlota acabou depois desse evento e Santoro não prentendia voltar mais ao Brasil. Quando foi convidado pelas autoridades soviéticas a se retirar do país, percebeu que o marido de Lia (funcionário da KGB, polícia secreta soviética) tinha descoberto.  Lia não pode fugir com ele e à sua espera ele permaneceu na embaixada brasileira em Paris, onde encontrou a solidariedade do então diplomata Vinícius de Moraes, que vivia uma forte paixão com Lucinha Proença. Esses dois corações brasileiros envoltos em tantos percauços do amor então se juntaram para a composição de 13 canções ao longo dos próximos anos, são essas as canções tão repletas de saudade, amor, dor e paixão que executamos nesse concerto.


Canções de Amor (1ª série)

  • “Ouve o silêncio”
  • “Acalanto da Rosa”
  • “Bem pior que a morte”
  • “Balada da flor da terra”
  • “Amor que partiu”
Canções de Amor (2ª série)
  • “Jardim Noturno”
  • “Pregão da saudade”
  • “Alma perdida”
  • “Em algum lugar”
  • “A mais dolorosa das histórias
Três canções populares

  • “Luar do meu bem”
  • “Amor em lágrimas”
  • “Cantiga do Ausente”





“Lamentos ao  cravo”

No universo da música barroca especializou-se Vitor Philomeno em mestrado nos EUA na Northwestern University em Chicago. Desde então mantém um ativo trabalho de divulgação da música deste período no Brasil, onde ainda, apesar dos festivais e do rico trabalho de diversos grupos, é um repertório desconhecido do grande público.
Dentro da pesquisa do HePhi Duo encontramos destaque para a grande intensidade dramática na forma do “lamento” barroco. Este típico modo de composição é caracterizado por uma melodia solene, ora trágica, ora patética, ora melancólica com um penetrante basso ostinato, um dos maiores legados que o período barroco deixou, influenciando inclusive o Jazz.
Nos “lamentos” temos a expressão direta do eu-lírico, expondo seus sentimentos mais íntimos para o mundo a sua volta, alternando momentos de piedade, fúria, remorso, saudade e  denúncia, e vemos na formação de canto acompanhado por cravo o intimismo necessário para suas interpretações. Nesta atmosfera sombria procuramos tocar o público profundamente em  suas almas, aproximando-o desta música, até então desconhecida, pela emoção pura e íntima das peças, essa sim já conhecida e próxima de todos.

  • “Ferma, lascia ch’io parli” (Lamento di Maria Stuarda) - Carissimi
  • “Oh Sleep why thou you leave” (Semele) - Händel
  • “Lamento di Arianna” - Monteverdi
  • “Dido’s Lament” (Dido e Eneas) - Purcell
  • “Ah! Mio cor” (Alcina) - Händel 
  • “Lamento Speranze” (Il Giasone) - Cavalli



“Canções Modernas de Samuel Barber”

Philomeno achou em Tati Helene a voz ideal para toda uma gama de composições de câmara particulares do repertório erudito em língua inglesa. Samuel Barber era uma adorador e profundo pesquisador de motivos medievais, além dos textos gregos de Eurípedes.
Para esse programa em particular o Duo HePhi propõe canções inéditas, todo destinado ao gênio de Barber.
As “Hermit Songs” foram compostas para a famosa soprano Leontyne Price, de quem o compositor era muito amigo e pra quem compôs a ópera Antony and Cleopatra.
As “Hermit Songs” mostram bem o espírito inovador de Barber, fundindo poemas anônimos de monges irlandeses dos séculos 8 a 13 com uma harmonia que lembra o medieval.
E o programa termina com a dramática “Andromache’s Farewell”. Uma peça altamente dramática tirada das “Mulheres de Troia” de Eurípedes. Andrômaca, viúva de Hector, príncipe de Tróia, então recém conquistada pela Grécia, é dada como escrava ao filho de Aquiles, e não pode levar consigo seu filho mais novo, pois todos os meninos serão assassinados pelos soldados Gregos.

Hermit Songs, Op. 29
  • "At St Patrick’s Purgatory" 
  • "Church Bell at Night" 
  • "St Ita’s Vision" 
  • "The Heavenly Banquet" 
  • "The Crucifixion" 
  • "Sea Snatch" 
  • "Promiscuity" 
  • "The Monk and his Cat" 
  • "The Praises of God" 
  • "The Desire for Hermitage" 
Andromache's Farewell




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