Tati
Helene - Soprano
Radicada
na Itália desde o fim de 2009, em poucos meses fez sua estreia
italiana no papel de Rosa na Ópera "Il
Piccolo Spazzacamino"
em Veneza numa produção do Teatro
La Fenice.
Desde então, mantém ativa carreira
já tendo cantado em alguns dos principais palcos do país, como Teatro Malibran de Veneza e Teatro Olímpico de Vicenza.
já tendo cantado em alguns dos principais palcos do país, como Teatro Malibran de Veneza e Teatro Olímpico de Vicenza.
Mestre
em opera
performance
no Conservatório
Antonio Buzzola di Adria
(Itália), formando-se com nota máxima. Participou de diversos
Master
Classes
com renomados artistas internacionais tais como Renato
Bruson, Fiorenza Cossotto, Silvia Sass, Jaime Aragall, Mara Zampieri,
Maria Pia Piscitelli, Teresa Berganza e Edda Moser.
Bolsita
convidada da Lotte
Lehmann Akademie
na cidade de Perleberg,
Alemanha, onde realizou diversos concertos no último verão europeu
e trabalhou com os principais nomes do cenário lírico alemão como
Graciela Araya, KS Karan Armstrong, KS Thomas Moser, Mary Mills,
Janet Williams, Denis Combe-Chastel, Scott Curry, William Girard,
Rogelio Riojas-Nolasco, Angelo Raciti e Claudio Rizzi.
Em
Berlin, Tati Helene se preparou com Klaus
Sallmann para
viver Salome no XI Festival de Ópera do Theatro da Paz.
Bacharel
em Canto e Piano pela Nebraska
Wesleyan Unisversity
em Lincoln, Nebraska (EUA); e mestrado em voice
coaching
com especialização em Barroco e Bel Canto pela Northwestern
University
em Chicago, Illinois
(EUA), reside em São Paulo desde 2007.
Um dos
principais voice
coaches
atuantes no Brasil, Philomeno firmou solidamente seu nome no mercado
colaborando com profissionais do calibre de Martin Muehle (Don José
em ”Carmen” – Zagreb e Turiddu em “Cavalleria Rusticana” –
Brasília), Claudia Riccitelli (Gutrune em “Götterdämmerung” –
Teatro Municipal de São Paulo), Macelo Vannucci (Samson em “Samson
et Dalila” – Teatro Municipal de São Paulo), Tati Helene
(Lauretta em “Gianni Schicchi” – Teatro São Pedro, São Paulo
e Mercedes em “Carmen” – Teatro Guaíra). Mere Oliveira (Carmen
em “Carmen” – Teatro Nacional de Brasília, Zita em “Gianni
Schicchi” – Teatro Guaíra,, Laryssa Alvarazi (Elvira em “I
Puritani” e Königin der Nacht em “Die Zauberflöte”, Festival
de Ópera do Amazonas, Norina em “Don Pasquale” e Juliette em
“Roméo et Juliette” – Teatro São Pedro,), Atalla Ayan (Roméo
em “Roméo et Juliette” – Teatro São Pedro), entre vários
outros.
Como pianista
correpetidor, já colaborou em masterclasses e ensaios com nomes de
peso na cena lírica mundial como Graciela Araya, Nancy Fabiola
Herrera, Giacomo Aragall, Teresa Berganza, Maria Pia Piscitelli, The
King Singer’s, Nicolau de Figueiredo e Luisa Giannini, além de ser
frequentemente convidado para preparar produções inteiras em
importantes casas de ópera no Brasil.
Diretor
Artístico da Cia. Experimental de Música Erudita, projeto pioneiro
de formação de público, aperfeiçoamento técnico-musical de
cantores e produções de concertos e óperas em Fortaleza, sua
cidade natal, tem como próximo projeto a direção
artística e regência
da première sul americana da ópera “Semele”,
de Georg Friedrich Händel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário